Ambos os autores são psicólogos relacionados com a teoria da Gestalt que tanto influenciou a estruturação do Design na Bauhaus. As teorias de Wertheimer e de Lewin são, no meu entender, muito semelhantes ao passo que tentam organizar o uma estrutura de pensamento que vai além das fronteiras da lógica tradicional - dedução e indução. Ambas abrem espaço para o processo de redefinição continuada e ambas tratam (de alguma forma) da necessidade de se perceber o contexto e o problema em seus detalhes, características e partes.
Metodologia do Design
A base do pensamento moderno que viabilizou toda a evolução científica e industrial, social e cultural que conformam nossas vidas de hoje, tem origem no pensamento grego, na dialética de Heráclito (aprox. 540 a.C.- 470 a.C.) (tese, antítese e síntese) e no silogismo (em Órganon) de Aristóteles:
definição;
comparação;
descriminação;
abstração;
generalização;
concepção;
imersão;
proposição; novos silogismos...
Quase dois mil anos depois da origem grega, com uma perspectiva um pouco mais sofisticada, René Descartes publica (em 1637) 'O Discurso do Método' que viria a ser a base definitiva para a construção do nosso conhecimento até os dias de hoje:
verificar a existência de evidências concretas;
analisar, dividindo (ao máximo) em unidades a questão analisada;
sintetizar, reagrupando as unidades essenciais analisadas em um todo verdadeiro;
enumerar as conclusões e princípios utilizados.
A metodologia de investigação científica não se alterou muito desde então:
definição do objeto de estudo;
observação do objeto definido como tema do trabalho;
coleta de dados que fundamentem a pesquisa investigativa;
proposição de ideias explicativas, sobre o objeto de estudo;
exame das proposições e/ou evidências;
constatação dos fatos;
registro das etapas do processo de investigação;
proposição de respostas.
A metodologia do Design segue os passos clássicos de uma seqüência de desenvolvimento de ações para a solução de um problema. Dois designers se destacam como mais significativos no desenvolvimento e refinamento desse processo, por suas capacidades de síntese e visão global: Bruno Munari e Bernd Löbach.
Paulo Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário