setembro 23, 2010

dimensões catalisadoras do design thinking

Hoje a competição se dá baseada na diferenciação. De forma geral, matéria-prima e mão-de-obra tem seus custos equilibrados no mundo global. A multiplicidade de pontos-de-vista no desenvolvimento e planejamento de ações estratégicas é a base da diferenciação e da inovação. Ou seja, a formação de uma equipe multidisciplinar é vital para qualquer organização contemporânea.
O design thinker, com uma visão estratégica pode contribuir em quase todos os momentos estratégicos / operacionais dos projetos - no desenvolvimento, no planejamento e na implantação.
- O design thinking é estruturado com o objetivo de cumprir / contribuir com um conjunto complexo de tarefas técnicas projetuais - seria sua dimensão operacional.
- O design thinking é estruturado com o objetivo de transformar conjuntos de conceitos, valores e intenções em elementos tangíveis e práticos - seria sua função criativa.
- O design thinking é estruturado com o objetivo de ser capaz de perceber detalhes e características comportamentais, ambientais, estéticas e conceituais - seria sua dimensão analítica.
- O design thinking é estruturado com o objetivo de entender / perceber os processos de fabricação e produção que estão por trás dos produtos / serviços - seria sua dimensão tática.
- O design thinking é estruturado com o objetivo de trabalhar em equipe, uma vez que trata com dados variados e de diferentes características - seria sua dimensão colaborativa.
- O design thinking é estruturado com o objetivo de viabilizar a construção de um mundo conceitual / material voltado não apenas para o cliente, mas para  o usuário - seria sua dimensão social.
- O design thinking é estruturado com o objetivo de entender as necessidades do cliente, do setor industrial e do mercado no qual está inserido - seria sua dimensão mercadológica. 
- O design thinking é estruturado com o objetivo de entender de distintas formas experimentais, seus objetos de estudo, gerando modelos e 'mock ups' - seria sua dimensão 'prototipadora'. 
- O design thinking é estruturado com o objetivo de gerar uma estrutura de pensamento holístico capaz de integrar e interagir com toda a cadeia estabelecida - seria sua dimensão de planejamento.
O design thinker possui esse conjunto de características desenvolvidas, trabalha naturalmente a essencia do que seria o design estratégico, ou seja, vai atuar / contribuir focado em um conjunto de intenções estratégicas nas distintas fases de desenvolvimento e planejamento organizacional, com o objetivo principal de sustentar vantagens competititvas.
A essa forma de pensamento que conduz a ação do design thinker - tentando associar o tempo todo os vários atores e fatores da 'teia' envolvida em cada planejamento, buscando otimização de recursos, minimização de riscos, adequação ao usuário e produção eficaz - é cada vez mais reconhecida como uma eficiente ferramenta de gestão.
Inicialmente a London Business School (meados da década de 70), depois Harvard e mais recentemente Stanford e Rotman usam essa ferramenta para capacitar executivos e gerentes seniors para a lógica do novo paradigma em formação. Não é à toa que várias empresas contemporâneas mundiais tem, hoje, executivos e dirigentes 'designers' (de formação) ou 'design thinkers'.
Esse processo de aquisição de conhecimento, descrito anteriormente, e a estrutura de pensamento que formula e conduz as ações, acaba por construir um grande 'strategic link' dos vários atores e fatores produtivos.

Paulo Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário